Através da entrada do Experimentarium, projetado pelo escritório de arquitetura CEBRA, os visitantes podem imediatamente avistar a escada helicoidal de cobre. Ela tem 100 metros de comprimento, é suportada por 160 toneladas de aço e revestida com 10 toneladas de cobre de 7 mm de espessura.
Tanto formalmente quanto através da escolha material, a escada invoca um sentimento de ciência. A ideia da tira de DNA foi proposta durante uma oficina com Jakob Bohr, professor da DTU Nanotech, e foi abstraída na Helix construída.
Funcionalmente, a escada cria uma experiência distinta e sinuosa do piso ao chão, conectando quatro andares, permitindo circulações contínuas entre os vários programas do projeto - exposições, um café, centro de convenções, instalações de ensino e instalações de pessoal que têm uma conexão visual com as áreas de visitantes, como espaços para oficinas. Para abordar os visitantes de todas as idades, o detalhe do corrimão inclui um recuo alto e baixo para adultos e crianças.
A complexidade dos sistemas estruturais utilizados em Experimentarium não é aparente à primeira vista. Construído principalmente de elementos pré-fabricados, com estruturas de piso constituídas por lajes aninhadas e por concreto estrutural em vigas, aços e colunas de concreto. Em alguns lugares, para reduzir o número de colunas, os pisos são tracionados desde cima. É assim que a entrada principal pode ser livre de coluna e permitir que a escada Helix se torne um objeto escultural no espaço.
Notícia via CEBRA.